Uma Reflexão sobre: Imagens e Saúde Mental

Hoje em dia não vivemos mais sem o Google, estamos com dúvidas já recorremos ao maior buscador do mundo. Na semana passada precisei realizar uma breve busca no Google sobre o tema: imagens e saúde mental. Deparei com milhares de resultados a respeito do tema buscado.

O que chama atenção é que 90% das imagens referente a saúde mental é referente: cérebros, cabeças, cabeças abertas e pessoas assustadas.

Segundo a OMS: A saúde mental é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS), recentemente revisou seu conceito sobre saúde mental. O novo conceito aborda a Whole Life (Vida por inteiro), englobando além de fatores socioeconômicos, biológicos, ambientais, novos fatores religiosos, reconhecer a importância de eventos e histórias de vida significativos.

A pergunta que fica, mas porque as imagens referente a saúde mental só abordam a cabeça.

Como se transtornos mentais fossem determinantes apenas pela cabeça, excluindo outros fatores como na definição da OMS.

Precisamos mudar a visão em relação a saúde mental, desde as imagens que falam sobre saúde mental.

Como diz a frase de Confúcio: “Uma imagem diz mais que mil palavras”.

Pensando nisso o Cenat, vem trabalhando sua linguagem visual para um olhar mais amplo sobre a saúde mental.

IMAGENS:

 

 

4 Comentários


  1. Boa Noite, sou usuária do caps e achei a abordagem da equipe muito interessante e mesmo necessária para melhorar a atuação das equipes de saúde mental. Assisti algumas lives sobre o trabalhar em equipe e acredito que esse é o caminho certo para nós pacientes aderirmos mais ainda ao nosso tratamento… prefiro chamar de autocuidado.É importante que os psiquiatras , psicologos e a equipe deem espaço para que os usuarios se permitam mostrar o que realmente pensam de seu tratamento…quando nossa opinião é levada a serio, nós temos a tendencia de aderir com mais confiança! Gratidão .

    Responder

    1. Olá Suely, obrigado por compartilhar sua história e suas reflexões. Concordo totalmente precisamos centrar o cuidado na pessoa que vivencia o sofrimento psíquico.

      Responder

  2. Sou enfermeira e trabalho com saúde mental, percebo que a enfermagem ainda ñ está tão incerida nesse tema. Existe uma barreira que separa este profissional. Provocada pelo medo e o preconceito.Nas escolas técnicas e acadêmica. Esse tema ainda e tratado de forma muito superficial.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *