Por que fazer uma pós-graduação em saúde mental?

Assim que a graduação termina, muitos estudantes percebem que os conhecimentos adquiridos durante o curso e a titulação recebida durante a formação não são o suficiente para uma atuação prática na área profissional.

Mediante a isso, segundo uma informação dada por Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a pós-graduação stricto sensu brasileira, por exemplo, passou de 3.128 programas, em 2011, para 4.650, em 2020, mostrando uma demanda crescente por cursos de especialização em diversos setores do conhecimento.

Mas, no Brasil, no que diz respeito às pós-graduações, temos duas opções disponíveis para considerar:

  • Pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado): formações voltadas para o desenvolvimento da carreira acadêmica. São cursos que ampliam o conhecimento técnico-científica nacional.
  • Pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs): formações focadas na demanda do mercado, com capacitações mais práticas. Esses cursos são fundamentais para a qualificação da mão de obra nacional.

Assim, vemos que a existência de ambas as pós-graduações são fundamentais para a qualificação na área de estudo considerada.

Claro que com a saúde mental não seria diferente…

 Importância da pós-graduação em saúde mental

 Após a promulgação da Lei da Saúde Mental (N°10.216, 6 DE ABRIL DE 2001), apesar dos evidentes avanços na formulação de direitos dos usuários em saúde mental, muitas práticas, cuidados e condutas coercitivas ainda estiveram presentes no tratamento de usuários.

Isto porque, apesar da idealização de um novo conceito de cuidado em saúde mental, a maioria dos cursos de graduação que envolvem a área (Psicologia, Medicina, Enfermagem, Assistência social, etc.) não reformularam seus currículos para a formação de profissionais capacitados(as) em lidar com os novos parâmetros que a saúde mental exigia.

Assim, o problema que surgiu foi: mesmo com a conquista de direitos por parte dos usuários, muitos profissionais não conseguiam promover efetivamente aos clientes os direitos propostos, o que acabou por perpetuar muitas práticas, preconceitos e estigmas da saúde mental manicomial.

Por isso, principalmente no que diz respeito à saúde mental, as pós-graduações mostram-se fundamentais para que o(a) profissional possa ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos e cuidados.

Nesse sentido, as pós-graduações stricto sensu tiveram um papel muito importante na conscientização por parte dos profissionais, já que as pesquisas realizadas pela academia forneceram o conhecimento técnico-científico necessário para que avançássemos em discussões teóricas sobre novas práticas em saúde mental.

Porém, a escassez de pós-graduações lato sensu criaram uma lacuna entre as discussões teóricas promovidas na academia e as aplicações existentes dentro do ambiente profissional de trabalho na saúde mental.

Isso significa dizer que somente o conhecimento teórico não leva necessariamente à prática ideal de cuidado.

Não temos como substituir um pelo outro, ambas as pós-graduações são importantes e precisam desenvolver-se simultaneamente na nossa sociedade.

Por isso, por conta da lacuna existente entre as duas pós-graduações, vamos enfatizar e listar abaixo alguns benefícios da pós-graduação lato sensu em saúde mental.

 Benefícios da especialização

  • Atualizar seus conhecimentos e práticas: isso mostrará as pessoas que trabalham com você, sejam colegas de profissão ou clientes, a sua disposição em aprender e aperfeiçoar a sua conduta de trabalho, o que poderá gerar o reconhecimento e satisfação para o trabalho que você realiza.
  • Networking: o ambiente proporcionado por uma pós-graduação, seja ele físico ou virtual, permite com que você conheça novas perspectivas ao encontrar e discutir com novas pessoas, o que poderá gerar novas oportunidade a sua carreira.
  • Avanço no plano de carreira: uma boa pós-graduação proporcionará o avanço na sua carreira profissional dentro da saúde mental, facilitando o acesso ao trabalho no lugar que você deseja.
  • Melhor remuneração: a partir da sua autoridade construída com a conclusão da pós-graduação, a sua especialização permitirá com que você consiga melhores oportunidades, melhores empregos e, claro, melhor remuneração.

Mas, para desfrutar de todos esses benefícios, antes você precisa escolher uma boa pós-graduação para atingir seus objetivos.

 Como escolher uma pós-graduação

Agora, vejamos algumas dicas para escolher a instituição certa para a sua pós-graduação em saúde mental:

  • Busque uma instituição que tenha presença significativa na área e ofereça a infraestrutura necessária ao curso oferecido.
  • Procure por cursos que alinhem bem a teoria e a prática, a fim de garantir uma formação sólida para a atuação profissional.
  • Conheça a trajetória dos professores e veja o que outros alunos têm a dizer sobre eles.
  • Busque por instituições que estejam comprometidas em entregar o serviço para você de uma forma íntegra e transparente.
  • Busque por instituições que estão comprometidas em fornecer para você o melhor conteúdo possível da área.
  • Busque por uma instituição que possua os mesmos valores e crenças que você possui.
  • Estude o cronograma antecipadamente para encontrar identificação com as disciplinas e etapas oferecidas.

Tenho certeza que, após realizar a sua busca, você vai encontrar o curso e a instituição adequada que gerou a confiança que você precisava para prosseguir com a sua capacitação.

 Conclusão

Portanto, chegamos a conclusão que as pós-graduações são etapas de qualificação profissional de fundamental importância para que a área da saúde possa se reinventar e aperfeiçoar-se.

Atualmente consideramos que as pós-graduações lato sensu precisam de maior incentivo por conta da lacuna deixada entre teoria e prática na saúde mental.

Assim, os(as) profissionais que conseguirem conciliar o conhecimento teórico com a capacitação da atuação e cuidado irão destacar-se na área da saúde mental.

Se você gostou do artigo, deixe o seu comentário e compartilhe-o nas demais redes sociais para que mais pessoas possam descobrir a importância da pós-graduação em saúde mental.

Conheça a  Pós-graduação: Novas abordagens em Saúde Mental: boas práticas do cuidar em liberdade.

Eu acredito muito que essa Pós possui um grande potencial de transformação para a Saúde Mental. O aluno vai sair especialista nesta temática e com uma visão ampliada.

https://cenatsaudemental.com/pos

Referências

– https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2021/02/pos-graduacao-brasileira-cresceu-48-na-ultima-decada#:~:text=A%20p%C3%B3s%2Dgradua%C3%A7%C3%A3o%20stricto%20sensu%20brasileira%20cresceu%2048%2C6%25,%2C%20para%204.650%2C%20em%202020.

 

 

 

 

4 Comentários


  1. Gostaria de fazer a pós graduação com vocês, como faço para me inscrever?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *