O que é Recovery em Saúde Mental?

Este texto é uma introdução do Conceito de Recovery em saúde mental.

O conceito de Recovery, não tem uma tradução correta para o português. A tradução literal de Recovery do inglês para o português é Recuperação. Mas a palavra recuperação não traduz o conceito de Recovery.

O conceito de abordagem da Recovery para os usuários do serviço é fundamentado em valores humanos e sua aplicação pelo usuário do serviço, profissionais e o próprio serviço.

Seu objetivo é alcançar saúde e bem-estar independentemente do grau de sofrimento psíquico do indivíduo.

Requer uma mudança de paradigma no pensamento de patologia e doença para autodeterminação, histórias de vida, forças humanas, esperanças e sonhos, apoio de pares e controle pelo usuário com o apoio de profissionais como parceiros, mentores e defensores.

Deve estar enraizado na diversidade cultural, social, religiosa e étnica que dá sentido à identidade, crença e circunstância das pessoas.

Para promover a abordagem de Recovery, a equipe deve reavaliar sua função no processo de tratamento para uma de negociação, parceria e tentativa e erro.

As organizações dos serviços precisam permitir e apoiar a sua equipe na prática desta forma, adotando uma cultura de criatividade, inovação, abertura, incentivo à diversidade e reconhecimento de boas práticas.

O que é Recovery?

Para muitas pessoas, o conceito de Recovery consiste em manter o controle de suas vidas, apesar de terem um sofrimento psíquico.

Os profissionais da área de saúde mental costumam referir-se ao “modelo de Recovery” para descrever essa forma de pensar.

Colocar o conceito de Recovery em saúde mental em ação significa concentrar os cuidados no apoio e na construção da resiliência das pessoas com sofrimento psíquico, não apenas no tratamento ou controle de seus sintomas.

Não existe uma definição única do conceito de Recovery, mas o princípio norteador é a esperança – a crença de que é possível que alguém recupere uma vida significativa, apesar de um transtorno mental grave. O conceito de Recovery é frequentemente referido como um processo, perspectiva, visão, estrutura conceitual ou princípio orientador.

O processo de Recovery:

  • Fornece uma visão holística do transtorno mental que se concentra na pessoa, não apenas em seus sintomas;
  • Acredita que a Recovery de um sofrimento psíquico grave é possível
    é uma jornada ao invés de um destino;
  • Não significa necessariamente voltar para onde você estava antes
  • Acontece aos trancos e barrancos e, como a vida, tem muitos altos e baixos
    pede otimismo e comprometimento de todos os envolvidos;
  • É profundamente influenciado pelas expectativas e atitudes das pessoas;
  • Requer um sistema bem organizado de apoio da família, amigos ou profissionais
    exige que os serviços adotem formas novas e inovadoras de trabalho.
  • O modelo de recuperação visa ajudar as pessoas com sofrimento psíquico a ver além da mera sobrevivência e existência.
  • Isso os incentiva a seguir em frente, definir novos objetivos e fazer coisas e desenvolver relacionamentos que dão sentido às suas vidas.

O conceito de Recovery enfatiza que, embora as pessoas possam não ter controle total sobre seus sintomas, elas podem ter controle total sobre suas vidas.

A Recovery não significa ‘livrar-se’ dos problemas. É sobre ver além dos problemas de saúde mental de uma pessoa, reconhecendo e promovendo suas habilidades, interesses e sonhos.

O transtorno mental e as atitudes sociais em relação ao sofrimento psíquico muitas vezes impõem limites às pessoas com problemas de saúde.

Profissionais de saúde, amigos e familiares podem ser excessivamente protetores ou pessimistas sobre o que alguém com sofrimento psíquico será capaz de realizar.

O conceito de Recovery é olhar para além desses limites para ajudar as pessoas a alcançar seus próprios objetivos e aspirações.

A Recovery pode ser uma viagem de autodescoberta e crescimento pessoal. Experiências de doença mental podem oferecer oportunidades de mudança, reflexão e descoberta de novos valores, habilidades e interesses.

O que apoia a Recovery?

A pesquisa descobriu que fatores importantes no caminho para a recuperação incluem:

  • Bons relacionamentos
  • Segurança financeira
  • Trabalho satisfatório
  • Crescimento pessoal
  • O ambiente de vida estável
  • Desenvolver suas próprias perspectivas culturais ou espirituais
  • Desenvolver resiliência a possíveis adversidades ou estresse no futuro

Outros fatores destacados pelas pessoas como apoio em sua jornada de recuperação incluem:

  • Ser acreditado
  • Ser ouvido e compreendido
  • Obter explicações para problemas ou experiências
  • Ter a oportunidade de renunciar temporariamente à responsabilidade durante os períodos de crise.

Além disso, é importante que qualquer pessoa que esteja apoiando alguém durante o processo de Recovery os incentive a desenvolver suas habilidades e os apoie para alcançar seus objetivos.

O cenat em parceria com o Prof Paul Baker, está oferecendo o Curso Online abordagem Whole Life (vida por inteiro na saúde mental) e Recovery. Clique aqui para mais informações

Onde começou o conceito de Recovery:

Uma compreensão do conceito de Recovery como uma experiência pessoal e subjetiva emergiu nos sistemas de saúde mental do Reino Unido e foi chancelado pela OMS.

O significado de Recovery agora sustenta a política de saúde mental em muitos países. Desenvolver um enfoque neste tipo de cuidado envolverá a transformação dos sistemas de saúde mental.

Os sistemas humanos não se transformam facilmente. Muitas vezes, ocorre o uso incorreto  do conceito de Recovery:

  • A recovery é o modelo mais recente;
  • O conceito de Recovery não se aplica aos “meus” usuários;
  • Os serviços podem fazer com que as pessoas se recuperem por meio de um tratamento eficaz;
  • Internação compulsória de auxilia no tratamento;
  • Uma orientação de Recovery significa encerrar serviços;
  • Recovery significa tornar as pessoas independentes e normais; e a contribuição para a sociedade só acontece após a Recovery da pessoa.

Em seguida, identificamos dez intervenções validadas empiricamente que apoiam np processo de Recovery, visando os processos chaves de Recovery:

  • Conexão;
  • Esperança;
  • Identidade;
  • Significado;
  • Empoderamento;

Estratégias indicadas: apoio de pares, diretivas antecipadas, planejamento de ação de recuperação de bem-estar, gerenciamento, modelo de fortalezas, programas de educação sobre conceito Recovery e apoio individual.

Finalmente, três desafios científicos são identificados: ampliar os entendimentos culturais sobre o conceito de Recovery, implementar a transformação organizacional e promover a cidadania.

Conclusão:

O conceito de Recovery de práticas estabelecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), fundamentado nos valores humanos.

A saúde mental é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais; O objetivo é alcançar saúde e bem-estar.
Isso requer uma mudança de paradigma no pensamento de patologia e doença para  autodeterminação, histórias de vida, forças humanas, esperanças e sonhos, apoio e controle de colegas pelo usuário, com o apoio de profissionais como parceiros, mentores e advogados.
Bem-estar e Recovery é sobre um processo de desenvolvimento, emancipação e descoberta.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:
  • Uses and abuses of recovery: implementing recovery-oriented practices in mental health systems; https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24497237/
  • International Mental Health Collaborating Network https://imhcn.org/bibliography/recovery-an-introduction/recovery-general/

 

5 Comentários


  1. Excelente artigo, os profissionais da saúde devem está sempre ampliando os seus conhecimentos. Para que se tenha uma abordagem mais eficaz para com pessoas que precisam de ajuda.

    Responder

  2. Excelente essa abordagem! Como Psicoterapeuta e Psicopedagoga, eu poderia aplicar esse conceito nos meus cuidados com os pacientes?

    Responder

  3. Otima abordagem! Estamos querendo implantar na saúde mental do municipio ! Já estamos executando em partes essa abordagem na unidade de acolhimento 8nfantojuvenil ..Precisamos de capacitacao para aprofundar.

    Responder

  4. Gostaria de fazer estes trabalho com os profissionais de saúde da enfermagem que estao em grande sofrimento psiquico nesta fase final de pandemia. E possivel aplicar neste profissionais? Sou enfermeira e professora de enfermagem

    Sonia Miranda

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *