10 frases de Franco Basaglia sobre Saúde Mental

Franco Basaglia, renomado psiquiatra italiano, é uma figura emblemática na história da saúde mental.

Sua trajetória foi marcada por uma abordagem revolucionária, questionando paradigmas e promovendo mudanças significativas na forma como a sociedade lida com a saúde
mental.

Neste mês, o CENAT celebra e homenageia Basaglia, explorando sua jornada e destacando seu impacto duradouro na terapia e na compreensão da saúde mental.

Trajetória de Franco Basaglia:

Nascido em 1924, Basaglia dedicou sua carreira a desafiar as instituições psiquiátricas tradicionais. Em 1961, tornou-se diretor do Hospital Psiquiátrico de Gorizia, onde iniciou suas experiências inovadoras.

Sua abordagem humanitária e foco na desinstitucionalização transformaram o tratamento de doenças mentais na Itália e reverberaram globalmente.

Contribuições Marcantes:

• Desinstitucionalização: Basaglia liderou movimentos para fechar hospitais psiquiátricos, acreditando que o isolamento exacerbava os problemas mentais.

Ele propôs a integração de pacientes na sociedade, promovendo a inclusão e reduzindo o estigma associado à doença
mental.

• Abordagem Comunitária: Sua visão priorizava serviços de saúde mental na comunidade, fortalecendo o apoio social e familiar.

Isso marcou uma transição do tratamento centrado em instituições para uma abordagem mais inclusiva e holística.

• Ênfase nos Direitos Humanos: Basaglia defendia ardorosamente os direitos humanos dos pacientes, lutando contra práticas coercitivas e discriminatórias.

Sua influência foi fundamental na implementação de legislações que protegem os direitos das pessoas com doenças mentais.

10 Frases Inspiradoras de Franco Basaglia:

• “A loucura é um julgamento, não um fato.”

• “A verdadeira terapia é política porque a verdadeira terapia é uma
crítica social.”

• “A liberdade é sempre a liberdade do diferente.”

• “A doença mental é a consequência da forma como vivemos.”

• “O manicômio é o espaço onde a liberdade foi aniquilada.”

• “A patologia é social, não individual.”

• “A saúde mental é um direito, não um privilégio.

• “O manicômio não é um hospital, mas sim o lugar onde a sociedade se desfaz de suas contradições.”

• “A terapia não deve apenas aliviar o sofrimento, mas também promover a transformação social.”

• “A loucura é a manifestação mais radical da liberdade.”

Conclusão:

Franco Basaglia deixou um legado duradouro, desafiando as normas e inspirando uma mudança radical na abordagem à saúde mental.

Seu compromisso com a humanidade e a transformação social ressoa nas novas abordagens terapêuticas do CENAT, que continuam a buscar inovações e promover uma visão mais compassiva e inclusiva da saúde mental.

Referências
https://www.scielo.br/j/hcsm/a/xyFt7t59w8czHWXY3TSgLVC/
https://blog.cenatcursos.com.br/franco-basaglia/

14 Comentários


  1. Todas as mudanças ocorridas na Saúde Mental
    Através do Dr. Franco Basaglia, ecoam positivamente na vida das pessoas, tudo hoje é visto por um prisma social, transformador, dando aos pacientes uma maior liberdade e independência.

    Responder

  2. Gostei bastante das citações. É preciso reforçar principalmente na formação de profissionais de saúde a humanização de sujeitos como o Basaglia. Ele mostrou como ter essa noção de respeito e civilidade com a saúde mental dos que sofrem seus transtornos. A loucura segue estigmatizada sob novos formatos mesmo com a reforma antimanicomial. É imprescindível um diálogo sincero com nosso cliente e compreender que os fenômenos sociais não estão fragmentados da realidade das doenças mentais. Que o racismo, preconceito de gênero, de identidade sexual, a desigualdade social tudo isso acontece concomitantemente na vida dos sujeitos
    Precisamos aprofundar o conhecimento sobre a necropolitica e seus efeitos desastrosos. Como precarizam e sucateiam os Caps da Raps.

    Responder

  3. É necessário humanizar cada vez mais os profissionais envolvidos no tratamento dos pacientes com problemas de saúde mental.

    Responder

  4. Preciso de materiais de leitura para me inteirar mais sobre a temática no local de trabalho.

    Responder

  5. “A loucura é a manifestação mais radical para a liberdade.” Me caiu bem essa frase. Me vi dentro dela. Que bacana ler. Agradecida por isso.

    Responder

  6. Gostei muito deste comentário, muito profundo e verdadeiro…trabalhei no Caps/SE em São Paulo, foi um grande aprendizado, era Assistente Social!,Gostaria de indicacao de livros, pois mesmo aposentada, temos o que aprender….(tentei voltar ao trabalho,mas infelizmente não consegui depois dos 60 tbm somos marginalizados)

    Responder

  7. Não sou da área da Medicina Psiquiátrica, mas me apraz sempre adquirir conhecimento sobre as questões dessa esfera, já que sou ligada aos Direitos Humanos. E me encantei com a matéria sobre o Dr. Franco Basaglia, fato que me fará aprofundar mais sobre os estudos e ações desse profissional.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *