OMS – Instituições que trabalham com atendimento na comunidade em saúde mental

No post de hoje nós vamos trazer mais 5 instituições recomendas pela OMS para você conhecer mais a respeito das abordagens que vêm mudando a compreensão de saúde mental no mundo.

Se você ainda não viu os post’s anteriores, nós trouxemos algumas outras instituições de referência que possuem um enfoque diferente das que vamos abordar hoje.

Então, se você ainda não viu, acesse os post’s anteriores para conferir os demais serviços de saúde mental ao redor do mundo. Garanto que você não vai se arrepender 😉

Mas agora, vamos prestar bastante atenção para conhecer a aplicação dos serviços de alcance externo na saúde mental, pois eles fazem uma grande diferença para a comunidade.

Serviços de alcance externo para a saúde mental

Os serviços de extensão à comunidade prestam atendimento e apoio à população em suas casas ou outros ambientes, de preferência em espaços públicos.

Os serviços de extensão à comunidade muitas vezes constituem equipes móveis incluindo assistentes sociais, profissionais da saúde e membros da comunidade.

Eles também desempenham um papel crucial para a conexão de pessoas aos serviços existentes na comunidade para fornecer apoio na navegação de saúde e sistemas de assistência social.

Além disso, os serviços de extensão da comunidade muitas vezes fornecem informações importantes sobre a saúde pública e podem participar em iniciativas de prevenção e promoção da saúde mental coletiva.

Aqui vão algumas instituições que trabalham com esse serviço:

Atmiyata Gujarat – Índia

A Atmiyata é uma instituição que presta um serviço voluntário e comunitário para fornecer suporte e assistência para a comunidade rural de Gujarat , na Índia Ocidental. As suas intervenções são construídas com base na empatia e voluntariado, promovendo um caminho viável para a aplicação de um serviço com poucos recursos.

Os voluntários que vivem na aldeia realizam quatro atividades essenciais:

(i) identificar indivíduos em situação de angústia e fornecer de quatro a seis sessões de aconselhamento baseado em evidências;

(ii) aumentar a consciencialização da comunidade mostrando quatro

filmes para membros da comunidade sobre os determinantes sociais da saúde mental;

(iii) encaminhar pessoas que possam estar passando por uma condição grave de saúde mental para serviços públicos de saúde quando necessário;

(iv) permitir o acesso a benefícios de assistência social para aumentar a estabilidade financeira da família;

Os serviços são prestado por dois níveis de voluntários da comunidade. O primeiro, chamado atmiyata mitras, são pessoas de diferentes religiões, seitas e castas, treinadas para identificar pessoas que vivenciam sofrimento.

A segunda camada, chamada de campeões atmiyata, são líderes comunitários ou professores que são já são conhecidos pela aldeia e portanto, mais acessíveis.

A Atmiyata Gujarat foi avaliada em 2017 ao longo de um período de oito meses por um

ensaio clínico randomizado e controlado. O julgamento abrangeu 645 aldeias no distrito de mehsana, com uma população de 1,52 milhões e o resultado primário foi uma melhoria na saúde geral medida através do Questionário de Saúde Geral de 12 itens em um acompanhamento de três meses.

Resultados secundários foram medidos usando uma variedade de escalas, e incluíram qualidade de vida, melhora dos sintomas, funcionamento e sintomas de depressão.

Os resultados mostraram que as taxas de recuperação para pessoas em sofrimento foram clínica e estatisticamente maiores nas pessoas que receberam o serviço Atmiyata em comparação com a condição de controle.

No final de oito meses, melhorias significativas no funcionamento, participação social e qualidade de vida dos usuários foram relatados ao final do estudo.

Vale a pena conhecer mais!

https://cmhlp.org/projects/atmiyata/

https://twitter.com/CMHLPIndia/status/1300301510190927872

https://twitter.com/CMHLPIndia/status/1331822246575280128

https://www.youtube.com/watch?v=2Rlter_9MpI

https://www.youtube.com/watch?v=V2w-PkbJxxA

Friendship Bench – Zimbabwe

O Friendship Bench começou em Zimbábue em 2006 com conselheiros leigos apoiando pessoas que estavam experimentando sofrimento emocional significativo em suas vidas.

Hoje, este serviço de alcance comunitário oferece empatia, apoio à comunidade local, conhecimento cultural e habilidades e técnicas formais para a resolução de problemas. Nos últimos anos, tem sido

implementado em todo o país como parte dos serviços públicos de saúde primária do Zimbábue.

O nome “Banco da Amizade” deriva do termo chigaro chekupanamazano, que se traduz como “banco para sentar e trocar ideias”.

Fornece uma forma de resolução de problemas de curto prazo terapêutico para pessoas com vulnerabilidades de saúde mental comuns.

O serviço é gratuito e está vinculado ao centro de atenção primária de saúde local, geralmente entregue fora do centro onde as pessoas podem se referir a si mesmas ou a terceiras.

Dada a escassez de serviços de saúde mental no Zimbábue, o Banco da Amizade preenche uma importante lacuna para a necessidade de prestação de serviços comunitários de saúde mental.

Um ensaio clínico controlado randomizado subsequente de 573 pessoas descobriu que aqueles que receberam os serviços do Friendship Bench, tiveram sintomas psicossomáticos menores do que os gerais, enfatizando a importância da empatia e do conhecimento cultural para a promoção da saúde mental.

Conheça mais!

http://www.friendshipbenchzimbabwe.org/

https://www.youtube.com/watch?v=qfSTUHCNocI

https://www.youtube.com/watch?v=Cprp_EjVtwA

Home Focus West cork – Ireland

O serviço Home Focus da Irlanda, estabelecido em 2006, fornece suporte prático e emocional para

pessoas com dificuldades de saúde mental que vivem em área predominantemente rural, onde serviços comunitários estão geograficamente dispersos.

O serviço ganhou reconhecimento nacional por ajudar as pessoas a melhorarem sua saúde mental e seu bem-estar, desenvolvendo habilidades de vida independente e fornecendo acesso à educação eoportunidades de emprego.

Home Focus é baseado no planejamento de cuidados personalizados, princípios de flexibilidade e recuperação, com foco central na inclusão da comunidade incorporando o apoio de pares e pessoas com experiência vivida como membros plenos da equipe.

A equipe do serviço é composta por: uma enfermeira de saúde mental comunitária,

instrutores de treinamento de reabilitação para ajudar com emprego e treinamento, um trabalhador de apoio à recuperação treinados em abordagens voltadas para a recuperação e centradas na pessoa, com base no Diálogo Aberto (ver seção 2.1.3).

Os funcionários são treinados em planejamento de ação de recuperação de bem-estar e liderança de pares, por meio de uma reconhecida rede de suporte que desenvolve a experiência vivida pelo usuário.

Os serviços de extensão à comunidade são fornecidos a indivíduos e famílias para problemas relacionados ao estresse, gestão e resolução de conflitos, estratégias de enfrentamento, definição de metas, alfabetização e habilidades sociais.

O serviço também fornece suporte para gerenciamento de medicamentos, procura de emprego e atividades de grupo baseadas na comunidade, como caminhadas e jardinagem.

Além disso, ajudam as pessoas a acessarem grupos de apoio de pares, incluindo alcoólicos anónimos, GroW (301) e o grupo de ouvidores de vozes, por exemplo.

Foi efectuada uma avaliação qualitativa do serviço pela University College Cork (Ucc) em 2008 e o registro foi que 89% dos entrevistados relataram melhorias em seus aspectos pessoais e sociais de

funcionamento, incluindo melhorias na tomada de decisões, sono, interações com a família e outras habilidades sociais.

Cerca de 71% das pessoas relataram melhora nas habilidades de vida independente, resultando em uma melhor saúde mental por um total de 69% dos usuários, incluindo diminuição na paranóia, menor ideação suicida, melhor compreensão de sua medicação e uma capacidade melhorada de se comunicar sobre seus problemas de saúde.

Um verdadeiro sucesso! Acompanhe!!!

https://www.hse.ie/eng/services/publications/mentalhealth/havingchoices.html

Naya Daur West Bengal – Índia

Naya Daur fornece apoio comunitário, tratamento e cuidados para pessoas sem-teto que têm

uma condição de saúde mental fragilizada ou alguma dificuldade psicossocial. É ancorada por uma rede de comunidade cuidadores e iniciativas de inclusão comunitária.

O envolvimento, com o consentimento do sem-teto, concentra-se na construção de relacionamentos de longo prazo.

O time fornece check-ups regulares, cuidados de saúde física e mental, roupas, alimentos e apoio ao acesso a direitos sociais.

Os clientes são identificados por trabalhadores de campo em consulta com a saúde mental

profissionais, sendo oferecida uma avaliação do psiquiatra da instituição. Nesta fase, já começam as atividades de reabilitação e recuperação que, desde o início, incluem o estabelecimento de metas.

As opções de tratamento à base de medicamentos são discutidas, se a pessoa quiser. Os clientes podem ser encaminhados para abrigos administrados (Iswar Sankalpa) – particularmente clientes do sexo feminino vulneráveis à violência.

A equipe também facilita o acesso aos centros de dia de Iswar Sankalpa, incentiva o emprego apoiado e explora o reencontro com a família do cliente, com seu consentimento.

A instituição aceita todas as pessoas que estão desabrigadas e que têm alguma dificuldade de saúde mental ou psicossocial. As exceções estão apenas para as pessoas móveis que não têm bairro fixo ou para àquelas que se comportam de forma agressiva.

Até agora, a Naya Daur construiu um círculo de cuidados com 250 cuidadores comunitários e se esforça para expandi-lo ainda mais .

Uma revisão das operações de 2007 a julho de 2020 constatou que a instituição prestou serviços a mais de 3.000 sem-teto com deficiência psicossocial.

Uma revisão separada das operações de Naya Dour de 2007-2011 foi conduzida por

Iswar Sankalpar, que constatou que o serviço fornecia alimentos para 1.015 clientes; roupas e serviços de higiene para 765 e médicos para 615.

Um importante serviço para a comunidade que deve servir de inspiração para todos nós. Saiba mais!

https://isankalpa.org/

https://www.ashoka.org/en-IN/story/community-care-ashoka-fellow-bringing-mental-healthcare-kolkata%E2%80%99s-homeless

Personal Ombudsman – Suécia

Em um país com alto desenvolvimento no sistema de saúde mental, a Personal Ombudsman promove um excelente serviço externo para a comunidade, fornecendo assistência para a família, cuidado à saúde, acesso a moradia, emprego e integração social, ajudando os clientes a viverem de forma autónoma e independente.

Além disso, o serviço busca a integração e cooperação com outros servidores de saúde mental para a comunidade.

Todos os serviços são prestados com total colaboração e consentimento dos usuários e a relação estabelecida com a equipe de saúde têm sido descrita como uma “amizade profissional”.

Muitos membros da equipe são assistentes sociais treinados, com formação em medicina, enfermagem, psicologia ou psicoterapia.

A maioria tem experiência de trabalho com pessoas com vulnerabilidades mentais e psicossociais.

Para trabalhar com sucesso com um cliente, o(a) profissional deve estabelecer uma relação de confiança desde o início.

Por exemplo, ouvindo e trabalhando com um cliente, o(a) profissional podem ajudá-lo a identificar seus problemas, esperanças e objetivos para suporte.

As reuniões são informais e podem ocorrer em um café, no escritório de serviços do(a) profissional ou na casa da pessoa.

A fase introdutória inicial pode levar algum tempo se um cliente teve um passado negativo com suas experiências, visto que os usuários dos serviços incluem muitas pessoas que foram prejudicadas pela saúde mental do sistema e, portanto, desconfiam e são cautelosas com qualquer engate profissional clínico.

Em todas as situações, as necessidades e desejos do cliente orientam o pedido e a urgência de questões a serem abordadas.

Os dados de avaliação quantitativos e qualitativos sobre a eficácia e eficiência do serviço têm apresentado melhora na qualidade de vida e benefícios socioeconômicos para as pessoas que usam o serviço.

Outras avaliações descreveram resultados mais dramáticos, incluindo:

“uma mudança radical de ajuda passiva, como cuidados psiquiátricos e

apoio para uma ajuda ativa, como reabilitação, emprego, psicoterapia,

assistência, serviços de ajuda ao domicílio e assim por diante ”.

Saiba mais!

https://kunskapsguiden.se/omraden-och-teman/psykisk-ohalsa/personligt-ombud/

https://www.mhe-sme.org/paving-the-way-to-recovery-the-personal-ombudsman-system/

Esses foram os serviços e as instituições da semana. Espero que você tenha gostado ☺

Na semana que vêm iremos abordar o último serviço recomendado pela OMS para a geração de saúde mental. Não perca!

Lembrado que estamos sempre abertos à  sugestões para construir para você o melhor conteúdo de saúde mental do Brasil. Portanto, participe!

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