Conheça a Abordagem Whole Life em Saúde Mental

Whole Life, Whole Community, Whole System Approach: (Vida inteira, comunidade inteira, abordagem de sistema inteiro)

Introdução

O conceito da abordagem de vida inteira de bem-estar e Recovery é uma abordagem estabelecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), fundamentado nos valores humanos.
A saúde mental é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais; O objetivo é alcançar saúde e bem-estar.
Isso requer uma mudança de paradigma no pensamento de patologia e doença para  autodeterminação, histórias de vida, forças humanas, esperanças e sonhos, apoio e controle de colegas pelo usuário, com o apoio de profissionais como parceiros, mentores e advogados.
Bem-estar e Recovery é sobre um processo de desenvolvimento, emancipação e descoberta.
A desinstitucionalização não é apenas reduzir ou mesmo fechar hospitais psiquiátricos, mas empreender um processo complexo de remover a ideologia e o poder da instituição, colocando a pessoa em primeiro lugar: com sua subjetividade, necessidades, história de vida, relacionamentos significativos, redes sociais, capital social e acima da instituição.
Para isso, é necessário retirar o poder das instituições sobre as pessoas com sofrimento psíquico.
Isso requer uma mudança de recursos de hospitais para uma gama de serviços comunitários baseados nas necessidades de vida da pessoa. Essa abordagem abre caminhos de atendimento e programas que integram respostas e ações sociais e de saúde.
A desinstitucionalização é, portanto, uma mudança total de sistemas, pensamento e prática, que visa superar a velha ideologia psiquiátrica, criando uma nova forma de apoiar a saúde mental comunitária e apoiar a autodeterminação, resiliência e forças das pessoas com sofrimento psíquico.

Whole Life

Uma pessoa com sofrimento psíquico tem as mesmas necessidades humanas básicas que todos nós.

Reconhecer a pessoa como um todo é a maneira de desenvolver e levar uma vida cheia de propósito, interesse, reconhecimento, contribuição, valor e recompensa.

Pessoas com transtornos mentais buscam uma vida inteira contendo essas necessidades e aspirações.

Permitir que as pessoas tenham uma oportunidade de vida inteira e auxiliá-las na sua Recovery e bem-estar requer pleno acesso à saúde, oportunidades educacionais, esquemas de formação profissional, trabalho, voluntariado, redes sociais, esporte e lazer, arte e cultura e fé e religião.

Serviço de Saúde Mental

A abordagem IMHCN Whole Life promove isso aplicando uma metodologia Whole Systems na concepção, planejamento e implementação de um sistema integrado de saúde mental abrangente.

Todo o sistema deve ter um propósito e objetivos comuns acordados, negociados e pertencentes a todas as partes interessadas da comunidade.

Desta forma, os componentes do Sistema são interdependentes entre si e têm uma contribuição bem definida para todo o sistema. O Todo é o objetivo mais importante e não cada componente isoladamente.

Comunidade

Esta abordagem beneficia ativamente dos recursos humanos, econômicos, sociais e culturais de uma comunidade local.

Todas as comunidades têm o potencial de fornecer oportunidades significativas para indivíduos e famílias continuarem ou recuperarem uma vida inteira em todos os seus domínios.

Garantir a participação ativa de organizações e indivíduos das comunidades na concepção e implementação de uma estratégia de sistema de vida inteira está no centro do sucesso desta abordagem.

Referência bibliográfica:

International Mental Health Collaborating Network. https://imhcn.org/

2 Comentários


  1. Parece ser muito bom! Gostaria de receber maiores informações, artigos, cursos. Obrigada

    Responder

  2. Tratar sobre novas abordagens em saúde mental é de suma importância, sobre tudo neste período de pandemia que vivemos, pois podemos assim oferecer e forma criativa e sucinta um melhor acompanhamentos para nossos usuários.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *