Whole Life, Whole Community, Whole System Approach: (Vida inteira, comunidade inteira, abordagem de sistema inteiro)
Introdução
Whole Life
Uma pessoa com sofrimento psíquico tem as mesmas necessidades humanas básicas que todos nós.
Reconhecer a pessoa como um todo é a maneira de desenvolver e levar uma vida cheia de propósito, interesse, reconhecimento, contribuição, valor e recompensa.
Pessoas com transtornos mentais buscam uma vida inteira contendo essas necessidades e aspirações.
Permitir que as pessoas tenham uma oportunidade de vida inteira e auxiliá-las na sua Recovery e bem-estar requer pleno acesso à saúde, oportunidades educacionais, esquemas de formação profissional, trabalho, voluntariado, redes sociais, esporte e lazer, arte e cultura e fé e religião.
Serviço de Saúde Mental
A abordagem IMHCN Whole Life promove isso aplicando uma metodologia Whole Systems na concepção, planejamento e implementação de um sistema integrado de saúde mental abrangente.
Todo o sistema deve ter um propósito e objetivos comuns acordados, negociados e pertencentes a todas as partes interessadas da comunidade.
Desta forma, os componentes do Sistema são interdependentes entre si e têm uma contribuição bem definida para todo o sistema. O Todo é o objetivo mais importante e não cada componente isoladamente.
Comunidade
Esta abordagem beneficia ativamente dos recursos humanos, econômicos, sociais e culturais de uma comunidade local.
Todas as comunidades têm o potencial de fornecer oportunidades significativas para indivíduos e famílias continuarem ou recuperarem uma vida inteira em todos os seus domínios.
Garantir a participação ativa de organizações e indivíduos das comunidades na concepção e implementação de uma estratégia de sistema de vida inteira está no centro do sucesso desta abordagem.
Referência bibliográfica:
International Mental Health Collaborating Network. https://imhcn.org/
Link permanente
Parece ser muito bom! Gostaria de receber maiores informações, artigos, cursos. Obrigada
Link permanente
Tratar sobre novas abordagens em saúde mental é de suma importância, sobre tudo neste período de pandemia que vivemos, pois podemos assim oferecer e forma criativa e sucinta um melhor acompanhamentos para nossos usuários.