Frases Inspiradoras de Nise da Silveira sobre Saúde Mental

Nise da Silveira nasceu no estado de Alagoas, na cidade de Maceió, no ano de 1905. Formou-se médica pela Faculdade de Medicina da Bahia, no ano de 1926. Atuou no Centro Psiquiátrico Pedro II, local em que trabalhou por muitos anos de sua vida.

Nise é uma referência por buscar introduzir um novo olhar na saúde mental, ela se preocupou com aqueles que ninguém se preocupava. Ela não esqueceu os esquecidos. Não abandonou os abandonados.

Separamos frases ditas por Nise da Silveira ao longo da sua carreira. Lê-las pode ser um bom começo para que se pense melhor sobre o cuidado saúde mental.

Nise da Silveira continua sendo uma fonte de inspiração para profissionais, estudantes, familiares e usuários.

Frases de Nise da Silveira sobre Saúde Mental:

“A psiquiatria para mim é um estudo profundo do ser. Nunca concordei com o conceito de doença mental denunciado como crônica. Eu os vejo capazes de finuras e nem todos nós somos capazes de finura.”

“O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito.”

“Só os loucos e os artistas podem me compreender.”

“A pesquisa e o estudo a partir das vertentes imagísticas estão apenas começando. Somente o ponto do iceberg despertou. A partir do século XXI, os interessados neste assunto devem se dedicar intensamente, pois, das imagens surgirão não só revelações sobre o corpo psicológico e físico, como descobertas das potencialidades mentais dos seres humanos. As descobertas futuras sobre o inconsciente revolucionarão a história da raça humana.”

“É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade.”

“Desprezo as pessoas que se julgam superiores aos animais. Os animais tem a sabedoria da natureza. Eu gostaria de ser como o gato: quando não se quer saber de uma pessoa, levanta a cauda e sai. Não tem papo.”

“Todo mundo deve inventar alguma coisa, a criatividade reúne em si várias funções psicológicas importantes para a reestruturação da psique. O que cura, fundamentalmente é o estímulo à criatividade. Ela é indestrutível. A criatividade está em toda parte.”

“Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: Vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas ajuizadas.”

“Se colocando no sentido contrário ao tratamento centrado nas internações psiquiátricas, a liberdade de expressão é a pedra de toque dessas atividades, para as quais não existem modelos a serem copiados, tendo como regra a espontaneidade.”

“Muitas vezes, deve-se recorrer às atividades lúdicas, que proporcionem satisfação imediata. E o esporte é visto, desta forma, como uma transição entre a brincadeira e o trabalho.”

“Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão.”

f

Referência:

A Casa das Palmeiras: http://casadaspalmeiras.blogspot.com/

 

 

——————————————————————————

4 Comentários


  1. são conteúdos riquíssimos! adoro ler sobre saúde mental, pois e algo que me encanta. Sabemos que ainda existe preconceitos ou ate mesmo a falta de conhecimento por parte dos profissionais de saúde. Mais quem sabe se as universidade contribuísse colocando a disciplina de saúde mental em todos os cursos no iria ajudar, a final a saúde mental esta em todas as partes.

    Responder

  2. Amei esse artigo sobre a Nise da Silveira. Sou Assistente Social e trabalho em um CAPS II em Vila Velha ES, e tenho experiencia viva como as oficinas terapêuticas enriquecem o cotidiano dos nossos usuários do serviço, melhoram a sua autoestima e lhes dão mais leveza, juntamente com as atividades físicas e a música.
    Gostaria de saber onde ou como podemos adquirir algumas dessas impressas em letras grafadas para colocar nos ambientes das nossas oficinas no CAPS II. Agradeço a oportunidade de me enviarem por email esse grandioso conhecimento.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *