7 Livros sobre Autismo para Ler, Conhecer e se Aprofundar

O autismo é uma condição que afeta a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, marcada pelo início precoce de atrasos e desvios no desenvolvimento das habilidades sociais, cognitivas e comunicativas da pessoa em questão.

Conscientizarmos a respeito do autismo, ainda mais em um cenário como esse, se faz uma tarefa realmente importante.

Devemos aprender com o autismo, devemos incentivar e crescer junto com as crianças autistas. O ensino e o apoio podem ser tudo que elas precisam para dar passos ainda mais largos, para encontrar seu caminho ao lado das pessoas que ama.

Tendo em mente esses princípios, separamos uma listinha com 7 excelentes livros sobre autismo para todos que desejam conhecer, aprender ou aprimorar seus saberes sobre o autismo.

Conheça você também!

A escova de dentes azul

“Nesta emocionante história, você irá conhecer um garoto muito especial que, com sua pureza e simplicidade, mostrou a toda sua família o verdadeiro significado do espírito natalino. Esta história nasceu do texto que emocionou o Brasil: Lições que aprendi com meu filho autista, de Marcos Mion.”

Esse livro não poderia faltar na nossa lista de livros sobre autismo.

Autor: Marcos Mion

Editora: Panda Books

Comprar o Livro

O cérebro autista

“Ao mesclar novas e surpreendentes descobertas com a sua própria experiência enquanto autista, Temple Grandin evidencia os avanços científicos neste campo e compartilha conosco suas ressonâncias cerebrais para mostrar quais anomalias podem explicar os sintomas mais simples.

De forma animadora, argumenta que a educação de crianças autistas não deve centrar-se apenas em suas fraquezas, o que multiplica as formas de aproveitar suas contribuições únicas.”

Autora: Temple Grandin

Editora: Record

Comprar o Livro / Livro em PDF

Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

Mundo Singular – entenda o autismo

“Este é um livro sobre a visão de mundo, os desafios, o brilhantismo, os tratamentos e as perspectivas futuras de crianças com autismo.

Os autores descrevem os sintomas, o diagnóstico, a visão da família, a visão da escola, os tratamentos, e as variações dessa condição.

Com uma linguagem que busca ser acessível e relatos de casos reais, este livro pretendo ser um guia para informar e tranquilizar pais, professores e familiares em busca de informações cientificamente embasadas sobre o autismo no Brasil.”

Autora: Ana Beatriz Barbosa Silva

Editora: Fontanar

Livro em PDF

O que me faz pular

“Com apenas treze anos, Naoki escreveu “O que me faz pular”, um relato íntimo e perspicaz que explica o comportamento muitas vezes desconcertante de pessoas com autismo.

Além de compartilhar suas percepções de tempo, vida, beleza e natureza, o autor apresenta também pequenos contos que provam, sem deixar dúvida, que não lhe faltam imaginação, senso de humor e empatia.”

Autor: Naoki Higashida

Editora: Intrínseca

Comprar o Livro / Livro em PDF

Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

Brilhante

“Jacob Barnett tem QI mais lato do que Einstein, uma prodigiosa memória fotográfica e aprendeu cálculo matemático sozinho em duas semanas.

Com nove anos começou a desenvolver uma teoria original em astrofísica – que, para os acadêmicos da área, um dia poderia levá-lo ao prêmio Nobel – e aos doze tornou-se pesquisador remunera do em física quântica na universidade.

Mas a história de Jake é ainda mais notável: sua mente extraordinária quase se perdeu para o autismo. Contra a opinião do marido e dos profissionais, ela decidiu seguir seus instintos: tirou Jake da educação especial e começou a prepará-lo sozinha para a escola convencional.

Kristine mantinha uma creche na garagem de casa, e sua experiência lhe dizia que era preciso encontrar o ‘brilho’ de Jake, sua chama de interesse e paixão.”

Autora: Kristine Barnett

Editora: Zahar

Comprar o Livro

Autismo – compreender e agir em família

“Comece bem cedo e desenvolva com o seu filho, dia após dia, as ferramentas necessárias para ele poder explorar e desfrutar do mundo. Descubra como é tão simples transformar rotinas diárias, como o pequeno-almoço ou o banho, em experiências de aprendizagem divertidas e recompensadoras.

As autoras deste encorajador guia, criadoras de um revolucionário programa de intervenção precoce em crianças com autismo (Modelo Denver), apresentam estratégias práticas e acessíveis para o desenvolvimento da brincadeira, da linguagem e do envolvimento, ilustrando-as com histórias reais de sucesso.”

Autoras: Sally Rogers, Geraldine Dawson e Laurie Vismara

Editora: Lidel

Comprar o Livro

Gosta de aprender sobre Psicologia e Saúde Mental? Assista nossos conteúdos no Youtube, conheça e se inscreva no canal!

Um antropólogo em marte

“O que têm em comum o pintor que, aos 65 anos, passa a enxergar o mundo em preto e branco; o massagista que, cego desde a mais tenra infância, recupera a visão após passar por uma cirurgia; e a mulher autista que não consegue entender os sentimentos humanos, mas se torna uma especialista em comportamento animal?

Para o neurologista Oliver Sacks, esses não são apenas casos clínicos extraordinários: antes de mais nada, eles dizem respeito a indivíduos cujas vidas podem nos ajudar a compreender melhor o que somos.” 

Autor: Oliver Sacks

Editora: Companhia de Bolso

Comprar o Livro / Livro em PDF 


Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

1 comentário


  1. Bom dia!

    Me Chamo Rozânia, sou de Alagoinhas Bahia.

    Achei incrível as sinopses sobre os livros , me despertou o desejo de ler todos.
    Como faço para adquiri-los? posso ter acesso por pdf? Sou estudante de psicologia e estou fazendo meu projeto de TCC com o tema sobre Estudantes autistas e a musica como instrumento pedagógico favorável a aprendizagem, e estou precisando ter acesso aos conteúdos referencial bibliográficos, vocês poderiam me ajudar?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *