8 Lugares que Todo apaixonado por Saúde Mental deveria conhecer!

As experiências que uma viagem pode proporcionar são sempre incontáveis e muito diversas dependendo do lugar para onde se vai.

Por esses e outros bons motivos, separamos 8 lugares especiais que todo apaixonado por saúde mental deveria conhecer um dia.

Dá uma olhada!!

Trieste – Itália

Além das belas paisagens, Trieste é conhecida como o berço da reforma psiquiátrica mundial, o lugar em que tudo começou.

Cheia de história, Trieste tornou-se uma referencia mundial em novas abordagens terapêuticas. Um belo lugar para se conhecer, fonte de muito conhecimento e informação.

Conheça Mais

Rio de Janeiro – Brasil

Além de continuar lindo, o Rio de Janeiro conta com um lugar muito interessante para quem se interessa em saúde mental chamado “Museu de Imagens do Inconsciente”.

Concebido por uma de nossas referências nacionais em saúde mental, Nise da Silveira, o Museu conta com obras de diversas naturezas, sendo a representação da luta de Nise contra as instituições manicomiais e seus métodos violentos.

Um lugar cheio de história, de obras construídas por pacientes dos antigos hospitais psiquiátricos; vale a pena conhecer!

Conheça Mais

Gosta de aprender sobre Psicologia e Saúde Mental? Assista nossos conteúdos no Youtube, conheça e se inscreva no canal!

Oslo – Noruega

Considerado um dos melhores países para se viver no mundo todo, a Noruega é praticamente uma referencia em tudo que planeja, constrói e executa. É o lar, por exemplo, do primeiro centro de saúde a não utilizar medicações em seus tratamentos do mundo.

Dona de um dos maiores IDH, quando se trata de saúde mental, a Noruega também assume uma posição de referência por conta das múltiplas alternativas e infraestrutura que oferece a sua população.

Conheça Mais

Amsterdam e Utrecht – Holanda

Comparada muitas vezes aos países nórdicos pela forma como seus serviços de cuidado a saúde mental cuidam de seus cidadãos, a Holanda conta com muitas opções de apoio quando se trata desse tema.

Uma de suas referências em tratamento são as “vilas”, locais em que idosos com dificuldades, alguns lidando com o Mal de Parkinson, de Alzheimer, vivem suas vidas sob os cuidados de médicos, psicólogos e especialistas.

Outro exemplo se dá nos programas de desenvolvimento pessoal realizados pelo centro Enic College, em Utrecht, lugar em que seus usuários, por meio do diálogo com outros usuários, da educação e da conscientização sobre seus próprios talentos, trilham seus caminhos em busca da recuperação integral.

Conheça Mais

Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

Manchester – Inglaterra

Manchester, além de seus pubs e dos grandes clubes de futebol, partes importantes da cidade, também conta com uma série de serviços terapêuticos diferenciais para o bem-estar da saúde mental de sua população.

Desde auxílio 24h por telefone aos cidadãos necessitados, locais especializados no cuidado de pessoas em estado de crise, até instituições adeptas da metodologia Open Dialogue, assim como ONGs especialistas em auxiliar indivíduos passando por situações psicológicas instáveis, a cidade inglesa é um mar de conhecimento.

Conheça Mais

Lapônia – Finlândia

Lar da metodologia Open Dialogue e de muitos especialistas em questões da saúde mental, a região da Lapônia torna-se um universo a parte no que concerne aos tratamentos terapêuticos.

A metodologia de seus institutos, a maneira como se relacionam com as questões apresentadas por seus frequentadores; tudo isso fez com que o país, a Finlândia, se transformasse em uma das grandes referencias mundiais em recuperação e superação de dificuldades vinculadas a saúde mental.

Conheça Mais

Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil

Conhecida por todos os brasileiros, a capital mineira oferece serviços e cuidados diferenciados para seus cidadãos lidando com dificuldades psicológicas, seguindo a lógica antimanicomial, que valoriza a liberdade, a conquista da cidadania e a reinserção social.

Desde os mais jovens até os mais idosos, a cidade é uma das referências brasileiras em saúde mental e recuperação psicossocial, oferecendo diversidade e apoio para aqueles que necessitam.

Um exemplo disso é o bar Suricato, um bar localizado no bairro Floresta, em que todos os funcionários são portadores de alguma dificuldade psicológica e fazem parte de um projeto maior, de reinserção social, coordenado pela associação que leva o mesmo nome do estabelecimento.

Vale muito a pena conhecer! O bar/projeto que tem quebrado preconceitos na cidade.

Conheça Mais

Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

Barbacena – Minas Gerais – Brasil

Historicamente conhecido por seu passado, o município de Barbacena serviu de cede para um dos mais famosos hospitais psiquiátricos um dia instaurados no Brasil.

O estabelecimento foi palco daquele que ficou conhecido como o Holocausto Brasileiro, e hoje tem seu espaço aberto para visitações.

Um lugar cheio de história, mostrando o reflexo de um período trágico em que os manicômios e seus tratamentos desumanos eram maioria no país.

Conheça Mais

Aracaju – Sergipe – Brasil

Cheia de belezas naturais, a região de Sergipe, mais especificamente a cidade de Aracaju, é outra referencia nacional em saúde mental, sendo o local brasileiro com a maior cobertura de CAPS do país.

As atividades de recuperação e cuidado realizadas em seus centros de atenção psicossociais; seus resultados e a maneira como a administração desses serviços é feita, dão a cidade seu reconhecimento merecido. Vale conhecer!

Conheça Mais


Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

6 Comentários


  1. Como apaixonada e participante dos movimentos em saúde mental achei uma beleza as informações.grata

    Responder

  2. Que informações pertinentes, adorei as dicas. Amo saúde mental e amo viajar, unir as duas paixões vai ser fantástico!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *