Frases Famosas sobre Saúde Mental: Refletindo e Aprendendo

Desde muitos anos, mesmo antes do conceito de saúde mental que conhecemos adquirir o significado que tem hoje, nossos filósofos, pensadores e estudiosos já dissertavam de certa forma a seu respeito, fazendo-nos pensar e refletir sobre problemas recorrentes de suas e também de outras épocas.

O tempo passou, os estudos se expandiram, as questões se desenvolveram e a produção de conteúdos, textos e afins continuou – nos colocando agora em contato com novos desafios, descobrimentos e reflexões.

As frases a seguir refletem diferentes períodos, diferentes preocupações, mas possuem em seu DNA a saúde mental. Lê-las pode ser um bom começo para que se pense melhor em algumas dessas questões…

Frases sobre Saúde Mental:

Nise da Silveira – “A psiquiatria para mim é um estudo profundo do ser. Nunca concordei com o conceito de doença mental denunciado como crônica. Eu os vejo capazes de finuras e nem todos nós somos capazes de finura.”

Michel Focault –  “A psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia.”

Buda – “O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente.”

Eleanor Longden – “A questão relevante na psiquiatria não deve ser o que há de errado com você, mas sim o que aconteceu com você.”

Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

Clarice Lispector – “A prova de que estou recuperando a saúde mental, é que estou cada minuto mais permissiva: eu me permito mais liberdade e mais experiências. E aceito o acaso. Anseio pelo que ainda não experimentei. Maior espaço psíquico. Estou felizmente mais doida.”

Charles Chaplin – “Através do humor nós vemos no que parece racional, o irracional; no que parece importante, o insignificante. Ele também desperta o nosso sentido de sobrevivência e preserva a nossa saúde mental.”

Marius Romme – “Não é mais sustentável pensar em vozes como parte de uma doença.”

Mahatma Gandhi – “As doenças são o resultado não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos.”

Hipócrates – “Tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que curarão suas doenças.”

Fernando Pessoa – “Pedras no caminho? Guardo todas. Um dia vou fazer um castelo…”

Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

Jiddu Krishnamurti – “Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente.”

OMS – “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença.”

Carl Jung – “No fundo, não descobrimos na pessoa com transtorno mental nada de novo ou desconhecido: encontramos nele a base de nossa própria natureza”

Jânio Muniz – “A reforma veio então para propor um novo olhar sobre a loucura, porque as pessoas veem o que estão acostumadas a ver, […], é preciso ver diferente para mudar.”

——————————————————————————————————————–

Fontes: o pensador e curso de redações

Gosta de aprender sobre Psicologia e Saúde Mental? Assista nossos conteúdos no Youtube, conheça e se inscreva no canal!

6 Comentários


  1. É as pessoas que estão vedo o mundo passar rapido e se esquesedo de viver com amor ao prosimo.

    Responder

  2. Infelizmente vivemos em uma sociedade que ainda descrimina pessoas portador de doenças mentais que pra mim são pessoas especiais que só precisam de amor carinho compreensão que são pessoas carentes de afeto e amor.

    Responder

  3. A saude mental tem de ser cuidada.Somos todos suscetiveis a desvio de comportamentos porque nao cuidamos dela.Entao precisamos comecar apreender a cuidar.Sera essencial procurar meios de cuida-la.Nao podemos deixa-la de lado.

    Responder

  4. O estigma que está enraizado na sociedade é pior que a própria doença metal, ela corrói, fere, machuca e subtrai todas as maneiras de capacidade interior, de sair do fundo do poço e ver a luz de um novo amanhecer…

    Responder

  5. É muito fácil falar de empatia e se pôr no lugar do outro, difícil mesmo é fazer o que o outro faz.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *