Conheça como é composta a RAPS: Rede Atenção Psicossocial

Os impactos da Reforma Psiquiátrica para a saúde no Brasil são incontáveis, imensuráveis. Os paradigmas da saúde mental foram mudados para sempre com o seu início.

Os considerados ‘’loucos’’ pela sociedade, os excluídos, têm suas vozes ouvidas pela
primeira vez na história.

A Reforma significou o início da decaída dos antigos hospitais psiquiátricos, locais de incontáveis maus tratos ao seres humanos. Significou também a abertura em saúde para outras abordagens, baseadas na vida e nas necessidades daqueles que passam por dificuldades psicológicas.

No Brasil, programas de reinserção social e bons cuidados em saúde geral foram criados. Usuários da rede, familiares, profissionais e apoiadores da causa, passaram a se mobilizar
em prol de mudanças e melhorias.

O Brasil ainda vive a Reforma, mas estigmas vêm sendo desconstruídos diariamente e passos permanentes têm sido firmados em direção a uma melhoria na saúde.

A aprovação da lei 10.216  busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta é garantir o cuidado as pessoas em sofrimento psíquico pelos serviços, pela comunidade e pela cidade.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) tem como objetivo: “Garantir a articulação e a integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências em saúde mental”.

A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS), composta por serviços e equipamentos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); os Centros de Convivência Cultural, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III).

No decorrer do post, vamos falar sobre todos os dispositivos da RAPS (Rede de Atenção Psicosocial)

ATENÇÃO BÁSICA:

Unidade Básica de Saúde:

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população.

Núcleo de Apoio a Saúde da Família:

A saúde da família está no primeiro nível de atenção do (SUS) e é considerada uma estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica. A partir do acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, são desenvolvidas ações de promoção da saúde e prevenção.

Consultório de Rua:

Consultório na Rua é uma modalidade de serviço da atenção primária à saúde, no âmbito da Estratégia Saúde da Família, oferecida pelo Sistema Único de Saúde para as populações em situação de rua.

Unidades de Acolhimento:

As Unidades de Acolhimento: São instituições de caráter transitório, que constituem-se como respostas para alguns dos modos de fragilidade social, seja quais sejam: a vida na rua, a ruptura dos vínculos familiares, sociais, a proteção nas situações de ameaças e risco à vida dos usuários, etc.

Centros de Convivência e Cultura:

Centros de convivência é um dispositivo inovador que vêm desempenhando um papel significativo na inclusão social das pessoas com transtornos mentais. Surge após a Reforma Psiquiátrica como uma experiência inovadora e de novos dispositivos em resposta aos desafios do cuidado e da inclusão social.

Atenção Psicossocial Estratégica:

Centros de Atenção Psicossocial nas suas diferentes modalidades:

CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência para o tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, servindo como a permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.

Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto- juvenil (CAPSi).

Atenção de Urgência e Emergência:

Samu:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço brasileiro de atendimento às urgências pré-hospitalares, utilizado em casos de urgência e emergência.

UPAS 24 Horas:

UPA atua como uma estrutura de complexidade intermediária entre os serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde e urgências hospitalares, absorvendo assim parte da demanda da população pelas emergências de hospitais públicos.

Hospital Geral:

Os hospitais gerais oferecem leitos para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

Estratégia de Desinstitucionalização:

Serviços Residenciais Terapêuticas (SRT):

Os SRT são moradias destinadas a pacientes egressos de hospitais psiquiátricos e hospital de custodia (HCTP) que tenham passado dois anos ou mais ininterruptos internados nestes hospitais, e que não tenham vinculo familiar ou este vinculo esteja intensamente prejudicado.

Programa de Volta para Casa (PVC):

A Lei 10.708 de 2003 inaugura o Programa De Volta Para Casa (PVC), que garante o auxílio- de reabilitação psicossocial para a atenção e o acompanhamento de pessoas em sofrimento mental, egressas de internação em hospitais psiquiátricos.

Estratégias de Reabilitação Psicossocial:

Iniciativas de Geração de Trabalho e Renda:

A proposta de geração de trabalho e renda no âmbito da saúde mental tem sido reconhecida como um dos pilares fundamentais para a consolidação da inclusão social e do direito de cidadania dos usuários da saúde mental preconizados pelo movimento da Reforma Psiquiátrica.

Empreendimentos Solidários e Cooperativas Sociais:

O Programa de Inclusão Social pelo Trabalho, pautada pelos princípios do Cooperativismo Social e a Economia Solidária. Apresentando dados sobre os empreendimentos solidários em todo o país desenvolvido pela saúde mental.

Referencial Bibliográfico:

A Reforma Psiquiátrica no Brasil: Sua história e impactos na saúde brasileira: https://materiais.cenatcursos.com.br/ebook-reforma-psiquiatrica

Conheça a RAPS: Rede de atenção psicossocial: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/conheca_raps_rede_atencao_psicossocial.pdf

 

 

7 Comentários


  1. Que Maravilha este Blog, tudo o que preciso para assessora meu trabalho no SUS.
    Todos, todas e todxs os trabalhadores da saúde mental precisam conhecer este trabalho.
    Gratidão!

    Responder

      1. Qual o ano e o local da publicação da figura sobre redes do texto abaixo?
        VALENTE, Pablo. Conheça como é composta a RAPS: Rede Atenção Psicossocial . CENAT Centro Educacional De Novas Abordagens Terapeuticas, Disponível em: https://blog.cenatcursos.com.br/conheca-raps-rede-atencao-psicossocial/
        achei super didatico , gostaria de colocar em um trabalho sobre o tema para apresentar para os colegas de trabalho da saude mental.
        Seria Possivel ?
        Falta o ano e local (não achei no blog)

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *