10 Filmes sobre Saúde Mental que todo apaixonado por Psicologia deveria ver!

Pra você que adora saúde mental e psicologia, aqui vai uma lista com 10 filmes muito interessantes que abordam elementos do tema, sempre com enredos muito bons, atores excelentes e histórias que, além de te prenderem, irão te ensinar muita coisa sobre saúde mental!

Pra aproveitar bem um friozinho e ver um filme bacana, basta dar uma olhada!

1) Nise: O Coração da Loucura (2016)

Interpretada pela atriz Glória Pires, o filme retrata a história de Nise da Silveira, médica psiquiátrica que revolucionou os tratamentos da psiquiatria no Brasil, abordando seu método inovador e artístico, assim como suas influências diretas na revitalização do Setor de Terapia Ocupacional do Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro.

De forma sensível, o filme emociona a quem assiste, ao demonstrar a força por trás do tratamento humanizado, tão inerente em Nise.

2) Uma Mente Brilhante (2001)

Cinebiografia do gênio John Nash (Russel Crowe), um matemático americano ganhador do Nobel de Economia após formular um complexo teorema matemático, logo aos 21 anos.

Acaba indo trabalhar num projeto secreto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O cientista, que ouvia vozes e era introvertido e isolado, foi diagnosticado com esquizofrenia, transtorno psicológico grave, cujas características são, entre outras, a apatia, a desatenção e a ausência de respostas afetivas.

Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

3) O Lado Bom da Vida (2013)

Pat (Bradley Cooper), ex-professor de história e um cara recém-saído de uma instituição psiquiátrica, têm de se readaptar ao cotidiano, depois de ter sido diagnosticado com transtorno bipolar e ter se separado de sua ex-mulher.

Membro de uma família aparentemente comum à primeira vista, a vida de Pat passa a mudar quando ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence, ganhadora do Oscar de melhor atriz daquele ano por conta deste filme).

Ótimo filme!

4) Clube da Luta (1999)

Um homem deprimido (Edward Norton) que sofre de insônia conhece um estranho vendedor chamado Tyler Durden (Brad Pitt) e se vê morando em uma casa suja depois que seu perfeito apartamento é destruído.

A dupla forma um clube com regras rígidas onde homens lutam. A parceria perfeita é comprometida quando uma mulher, Marla (Helena Bonham), atrai a atenção de Tyler. Um filme que te prende a atenção até o último segundo!

“Não fale sobre o clube” – Tyler Durden.

Gosta de aprender sobre Psicologia e Saúde Mental? Assista nossos conteúdos no Youtube, conheça e se inscreva no canal!

5) O Aviador (2004)

Neste longa-metragem, Leonardo di Caprio interpreta o protagonista na cinebiografia do multimilionário americano Howard Hughes.

O jovem apaixonado por aviões dirige seu maior projeto, um filme sobre a Segunda Guerra Mundial que demora três anos para ficar pronto, em parte devido ao perfeccionismo de Hughes.

O magnata tem transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), sobretudo em relação à limpeza. Lavar as mãos, por exemplo, torna-se um sofrimento para ele.

6) O Solista (2009)

Baseado em uma história real, o filme conta a história de Nathaniel Ayers (Jamie Foxx), um esquizofrênico que mora nas ruas de Los Angeles e toca violino e violoncelo. Atraído pelo som do violino, o jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr.) se aproxima e surge aí uma relação entre eles.

Por falar de música e de alucinações – que são sintomas da esquizofrenia de Nathaniel – o filme estimula e emociona, principalmente nas cenas em que o músico está tocando.

De um modo geral, é um bom filme para compreender melhor a esquizofrenia.

7) Cisne Negro (2010)

Nina (Natalie Portman, ganhadora do Oscar de melhor atriz daquele ano por conta deste filme) é uma bailarina cuja obsessão pela dança supera todas as facetas de sua vida.

Quando o diretor artístico da companhia decide substituir sua primeira bailarina para a produção de estreia de “O Lago dos Cisnes”, Nina é sua primeira escolha.

Sua concorrente, no entanto, é a novata Lily (Mila Kunis). A rivalidade entre as duas bailarinas se transforma em uma amizade distorcida e o lado obscuro de Nina começa a vir à tona.

O perfeccionismo e a obsessão em seus extremos.

Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

8) Garota, interrompida (1999)

Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna foi diagnosticada com Transtorno de Personalidade Limítrofe ou “borderline”.

Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos dois anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e em situações semelhantes a dela. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Georgina e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas.

Vale a pena assistir!

9) Adam (2009)

Adam é um engenheiro que possui um tipo de autismo chamado de síndrome de Asperger e que acaba se isolando do mundo por conta disso.

Quando a jovem Beth se muda para o mesmo prédio, ele muda de atitude e torna-se mais social. Ela não sabe como lidar com as mudanças de Adam, mas mesmo assim decide dar uma chance. Porém, os pais da moça têm dificuldade em aceitar o romance dos dois.

Uma comédia romântica bastante divertida e informativa sobre o autismo.

10) Ilha do Medo (2010)

A Ilha do Medo é um filme de suspense psicológico dirigido pelo diretor Martin Scorsese e escrito por Laeta Kalogridis, baseado no romance de Dennis Lehane, de 2003.

Leonardo DiCaprio, seu protagonista, como o marechal Edward “Teddy” Daniels, passa a investigar uma clínica psiquiátrica em Shutter Island depois que um de seus pacientes desapareceu. Mark Ruffalo interpreta seu parceiro oficial, Ben Kingsley, enquanto Michelle Williams faz o papel da esposa de Daniels.


Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

11 Comentários


  1. Muito bom esse Top 10! Destes ainda não assisti apenas dois, O aviador e Adam, e já estou ansiosa pra assistir.Outros já havia assistido há muito tempo e sem o foco na saúde mental, portanto vou rever! Nise assisti agora na graduação e me apaixonei! Obrigado pelas dicas!!

    Responder

      1. Tem um filme que não consigo lembrar o nome. Começa com a protagonista vocalista de uma banda, com sonho de ser uma grande cantora. Logo no princípio do filme ela sofre abuso por seus proprios parceiros e começa a apresentar problemas mentais, entrando e saindo de clinicas psiquiatricas. Enquanto isso o seu futuro amor é um jovem rebelde que acaba sendo obrigado a servir o exercito, por interferencia do pai que não suporta mais suas extravagancias. em certo momento os dois se conhecem e vivem um grande romance com muitos altos e baixos.

        Responder

  2. Lista sensacional. Só falta eu assistir ao Adam. Não conhecia. Parabéns pela seleção.

    Responder

  3. A lista de filmes é muito boa. Acrescentaria a ela, um filme francês recente chamado O AMANTE DUPLO. Parabéns!

    Responder

  4. Muito obrigada pela lista me ajudou muito em um trabalho🙏 Nice, um átimo filme como os outros, mas bem forte e interessante! Como faz diferença quando lhamos com olhar de estudante de psicólogia, e futuros psicólogos 😍
    Obrigada!
    Um abraço!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *