6 Documentários sobre Saúde Mental que todo amante da Psicologia deveria assistir!

Assistir documentários, vídeos ou filmes sobre um determinado assunto é uma forma bastante interessante e tranquila de se aprender sobre ele .

Independente do tema, quando bem estruturado, o documentário pode tratar de questões da realidade que talvez não sejam as mesmas de quem o está assistindo, mas que, de uma maneira ou de outra, são do seu interesse ou tem algo a ver com a sua vida.

Pensando nisso, separamos para você 7 documentários sobre saúde mental que abordam alguns temas correlatos, porém diferentes, que te colocam no cerne de questões reais vividas por muitas pessoas, que você precisa ver!

Dá uma olhada nessa lista de documentários!

1) Documentário “Ouvidores de Vozes”

A experiência de ouvir vozes pode ser algo extremamente desesperador se não for bem compreendida, seja por quem as ouve, para a própria família ou, muitas vezes, para quem os ajuda.

O objetivo do documentário “Ouvir Vozes” foi o de demonstrar um pouco da realidade dessas pessoas, frequentadoras do CAPS, reunindo relatos, conversas e a maneira como todos esses lados entendem a questão, da cidade de Ribeirão Preto, município do interior de São Paulo.

O documentário que trata da saúde mental de seus “protagonistas” foi premiado pelo Canal Futura e é uma aula para quem o vê. Vale muito a pena assistir.

2) Documentário “Saúde Mental e Dignidade Humana”

O que foram os manicômios no Brasil? Você já ouviu falar sobre que é a Lei Antimanicomial?

O documentário “Saúde Mental e Dignidade Humana” traz a visão de especialistas, que lutaram contra a existência desses lugares, sobre a época em que manicômios eram permitidos no Brasil.

Desde sua luta contra essas instituições, que teve como um de seus resultados a lei anti-manicômio, até a batalha pela dignidade humana de seus internos, o documentário traz tanto a questão social quanto a jurídica á tona, de forma bastante impactante e clara.

Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

3) Documentário “Eu não sou louco”

Documentário que aborda a vida de usuários e suas experiências dentro dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no Brasil.

Quatro frequentadores da rede e uma ex-frequentadora contam suas histórias e o que tudo aquilo representa para eles. Desde suas buscas por ajuda, seus traumas, até seu dia-a-dia dentro dos CAPS.

Relatos pessoais, vivências e muita esperança em 15 minutos dessas trajetórias, guiadas pelas visões que seus protagonistas tem a respeito da sua própria saúde mental.

4) Documentário “A Ponte”

Seu nome faz referência à ponte Golden Gate, ponto turístico americano na California, também muito conhecido por seu histórico como local de maior índice mundial de suicídios.

O documentário retrata a rotina tensa do cartão-postal, que inclusive filmou mais de 20 suicídios acontecendo, e reuniu depoimentos de parentes e amigos desses indivíduos, com o objetivo de entender seus motivos e possíveis causas.

Impactante e real, desperta a consciência e as emoções de quem o assiste.

Gosta de aprender sobre Psicologia e Saúde Mental? Assista nossos conteúdos no Youtube, conheça e se inscreva no canal!

5) Documentário “Depressão: um dia na vida de quem sofre”

Curta-metragem tocante que retrata a vida de uma mulher, mãe, trabalhadora, que lida com as dificuldades dolorosas da depressão.

São 20 minutos de um retrato fiel, de algo presente na vida de muitas pessoas. Um tema que precisa sempre de muita luz sobre si, visto sua recorrência e grande falta de apoio no Brasil e no mundo.

Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

6) Documentário Open Dialogue

O documentário aborda como a abordagem Open Dialogue vem mudando a forma de pensar o tema da saúde mental.

Criado na Finlândia, que na década de 80 era o país europeu com maior número de pessoas diagnosticadas com esquizofrenia, hoje, a Open Dialogue tem os melhores resultados da parte ocidental do mundo no tratamento da esquizofrenia e das psicoses em geral.

Vale a pena conhecer!


Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

15 Comentários


  1. Obrigado por abordar o assunto sobre a saúde mental, tem sido de grande aprendizado.

    Parabéns a todos envolvidos

    Responder

    1. Oi Mariane! E obrigado você pelo comentário!

      Espero que tenha gostado do material! Já seguiu a gente nas redes sociais? Lá sempre postamos conteúdos e materiais também.

      Um grande abraço!

      Responder

  2. Prezado Pietro boa noite
    Estou apaixonada pelo trabalho desenvolvido por vocês do CENAT.
    Sou fã de documentários, então verei suas indicações logo mais
    Sucesso

    Responder

    1. Oi Maeli! E muitíssimo obrigado pelo elogio!

      Ficamos muito felizes em ter você apaixonada pelo nosso trabalho. Fazemos o que fazemos pensando em você e em todos que estão com a gente..

      Assista os documentários, vale a pena. Um grande abraço!

      Responder

  3. Oi. Tenho acompanhado publicações do CENAT desde minha “estréia” no Congresso anual de ouvidores de vozes. Agradeço imensamente a generosidade de todos por disponibilizar todos estes conteúdos relevantes, sem dúvida!!
    Abraço

    Responder

    1. Bom dia, Adriana! Tudo bem com você?

      Eu e toda a equipe CENAT ficamos muito felizes em saber que você nos acompanha desde a participação no congresso e continua em contato com o nosso trabalho. É muito gratificante saber disso. Esperamos que goste mesmo dos conteúdos e que mantenha esse contato que é tão importante nós. Muito obrigado por estar com a gente! Um grande abraço em você!

      Responder

  4. Olá sou Simone Assistente Social área da saúde. Agradeço a gentileza em disponibilizar os matérias sobre saúde mental tenho muitas demandas, minha cidade infelizmente não disponibiliza de CAPS nem CREAS dificultando mais a situação.

    Responder

  5. Quanta riqueza nos conteúdos de vocês, sou enfermeira e sempre senti um chamado para trabalhar na área de saúde mental, gostaria muito de me aprofundar em vários assuntos, como faço pra entrar em contato com vocês e tirar algumas dúvidas ?

    Responder

  6. Adorei os documentários! Sempre aprendemos com as pessoas que tem sofrimento psíquico…”o exótico se torna familiar e o familiar, exótico…”

    Responder

  7. Tenho 48 anos e estou no oitavo semestre de psicologia, amo cada dia mais e me vejo trabalhando na área social, acompanho sempre as postagens que vocês fazem, com certeza agrega muito ao meu aprendizado. Quero me especializar em psicologia social.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *