Enquanto instituição base da vida de uma pessoa, a escola surge como um espaço de aprendizados diversos, onde se aprende de formas diferentes e em contextos peculiares a este ambiente.
Mas para além do conhecimento tradicional que conhecemos, a escola pode representar muito mais, ensinando a criança e o adolescente a construírem sua autonomia como pessoa. A Dinamarca é um expoente dessa lógica pedagógica.
A pesquisadora dinamarquesa , Iben Dissing Sandahl, ao escrever seu livro “The danish way of parenting”, dá contornos mais bem definidos a essa lógica e ao que seu país desenvolve nesse sentido, se diferindo de outros e com grande apoio governamental, nas escolas, instituições de ensino e dentro de casa.
A autora conta inicialmente sobre sua experiência enquanto pedagoga e professora dentro de uma sala de aula e como isso teria mudado sua visão em relação ao como cuidar e permitir o desenvolvimento das crianças.
Dialogando sobre a perspectiva dos pais e parentes, Sandahl aponta para a necessidade de que se entenda melhor seus filhos, de que os deixem mais livres para aprenderem, sem a utilização da ideia clássica de autoridade, mas sim priorizando o diálogo e a construção mútua do respeito entre ambos.
Sobre os professores e a escola, a autora fala a respeito do papel que possuem. O professor enquanto guia, referência e uma pessoa a apoiar emocionalmente seus alunos, torna-se um alguém – e assim deve ser – não mero reprodutor de conteúdos engessados.
E a escola, enquanto instituição, um espaço a servir de base/alicerce desse relacionamento.
Conheça mais sobre o ensino fundamental e a educação infantil na Dinamarca por meio da obra e do relato de Sandahl!
Mais do que apenas uma escola e uma forma de educação
As crianças frequentam a escola em preparação para o futuro que está reservado para elas. Isso não apenas no sentido acadêmico, mas também no sentido social, emocional e físico.
Elas aprendem a colaborar, socializar, concentrar-se, negociar, cumprir regras, ouvir, falar e por em prática seus conhecimentos. Como você pode ver, este é um conjunto completo de habilidades necessárias para podermos funcionar produtivamente na vida cotidiana.
Por esta razão, é importante lembrar que a vida escolar é muito mais do que receber notas altas em testes e tarefas. A escola é o ambiente em que nossas crianças aprendem a conviver entre elas e começam a se preparar para a vida adulta.
Os professores têm um trabalho tão importante e meu desejo é que recebessem mais reconhecimento do que costumam receber. Eles não apenas ensinam as crianças sobre matemática, ciência e religião, mas também ensinam as crianças a se sentirem bem consigo mesmas.
A Iluminação Educacional como uma forma de educação essencial
Eu passei dez anos trabalhando com crianças em uma sala de aula. Foi na sala de aula em que aprendi o que realmente importava a longo prazo.
Ter a oportunidade de me conectar com tantas pessoas incríveis foi uma experiência que mudou minha vida, porque me mostrou em primeira mão o quanto havia para entender sobre as diferenças humanas em todas as suas nuances.
Eu testemunhei crianças se esforçando para fazer o melhor possível, observando como os relacionamentos eram construídos e dilacerados, como as crianças aprendem de maneiras diferentes e a forte correlação entre questões domésticas e a capacidade de aprender.
Vi crianças florescerem e também vi crianças a desvanecerem-se como resultado de vidas domésticas pouco saudáveis.
Por tudo isso, eu estava lá com elas. Aprendi a manter a calma quando necessário, e aprendi como é importante acreditar em uma criança com todo o meu ser, mesmo quando elas mesmas estão questionando o seu próprio valor.
Aprendi sobre a vida, como são em diferentes famílias e entreguei meu coração a todas as crianças, porque compartilhamos nossas vidas uns com os outros todos os dias.
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Meu tempo como professora me ensinou sobre a vida e como é importante encontrarmos crianças com calor humano e sinceridade.
Elas precisam de modelos que não tenham medo de serem humanos, enquanto ganham respeito, confiança e reconhecimento, assim como seus professores.
Os anos que passei na sala de aula foram anos de verdadeiro crescimento para mim, assim como para as crianças, e é por isso que me parte o coração ver a mudança de atitude social em relação à escola.
Quando ouço sobre a ênfase geral nas melhores notas e troféus vindo de professores e pais, consigo deixar de me sentir insegura.
Aumentar os níveis de estresse, ansiedade e depressão não vale a pressão para ter sucesso puramente do ponto de vista acadêmico. Perdemos completamente de vista o que é importante?
Construindo uma unidade de apoio dentro da sala de aula
Na Dinamarca, os professores são considerados peças-chave na vida escolar das crianças – criando e coordenando oportunidades de aprendizado tanto escolares quanto sociais – e, portanto, torna-se natural também que um dos trabalhos do professor seja apoiar os alunos da sua turma emocionalmente.
Além do sucesso acadêmico, se uma criança não está funcionando de forma ideal do ponto de vista social, ela não está obtendo o máximo do ensino que está disponível para ela. Por este motivo, o “tempo de aula” é altamente valorizado em toda a Dinamarca.
Como professores, temos a oportunidade de refletir sobre nossos próprios esforços para criar um ambiente de aprendizado inclusivo onde os alunos se sintam à vontade para participar. Ao fazê-lo, a comunidade da sala de aula pode crescer.
O objetivo é que todas as crianças se sintam seguras e confortáveis discutindo qualquer problema que ocorra em suas vidas, grandes ou pequenos. Talvez alguém se sinta excluído ou esteja envolvido com algum tipo de conflito que não consiga resolver sozinho.
Como um todo, a turma leva em consideração todos os aspectos e ângulos e, juntos, trabalham em direção a uma solução.
Este processo de resolução de problemas visa promover o engajamento de uma criança em seu próprio desenvolvimento mental, aumentando o conhecimento sobre seus pares e sobre si mesma.
Como resultado, todos estão trabalhando para um entendimento mútuo e aceitação dos envolvidos. Isso é algo que tenho visto acontecer, e isso faz uma grande diferença para cada aluno.
Como as crianças gastam muito do seu tempo na escola, vale a pena que as ajudemos a entrar em contato com algo mais profundo dentro delas, e não apenas nos valores acadêmicos.
Conexão se sobrepondo a competição por meio da educação na Dinamarca
Algo que tirei de minha experiência de ensino foi o quanto é importante conectar-se a cada criança e fornece-la um lugar para que ela seja e se sinta reconhecida, vista e ouvida.
A educação é muito mais do que conseguir boas notas e ser o melhor da turma. Minha vida como professora me ensinou sobre a vasta diversidade das necessidades de nossos filhos.
Conheci estudantes fortes e maduros, inseguros e solitários, felizes e despreocupados, assustados e amedrontados, empáticos e gentis. Eu me tornei mais sintonizada com as semelhanças e diferenças de meus alunos, enquanto aprendia sobre mim mesma ao longo do caminho.
A educação é sobre preparar para a vida que está por vir. Trata-se de aprender a cooperar, negociar, socializar, comprometer, avaliar, rir, jogar, ter empatia, dar o seu melhor e trabalhar junto com os outros para desenvolver e compartilhar experiências.
Se não nos lembrarmos de que os nossos filhos também devem ser ensinados sobre essas importantes habilidades para a vida na escola, temo que veremos jovens ainda mais estressados, solitários e narcisistas no futuro.
Desejo um mundo melhor para todos os seres humanos e acredito verdadeiramente que a raiz de um futuro mais promissor para nossos filhos pode ser encontrada no realinhamento das prioridades da sala de aula dentro das escolas.
Texto traduzido e adaptado do artigo “Overlooking the Fundamentals of the Classroom Experience” de Iben Sandahl
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Muito interessantes sobre saúde mental e a importância da terapia com todos esses eixos