A Luta Antimanicomial, nasce do movimento de usuários, familiares e profissionais, reivindicando os direitos das pessoas em sofrimento psíquico.
O movimento luta contra a forma de tratamento nos hospitais psiquiátricos, excluindo as pessoas em sofrimento psíquico da sociedade e não respeitando seus direitos.
O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
As frases a seguir refletem os ideais da Luta Antimanicomial, diferentes preocupações, mas possuem em seu DNA a saúde mental. Lê-las pode ser um bom começo para que se pense melhor em algumas dessas questões…
Frases da Luta Antimanicomial:
“Nenhum passo atrás, manicômios nunca mais”
“Para cuidar não precisa trancar”
“Acorda Amor! O Manicômios quer voltar fortaleça a Luta Antimanicomial”
“Saúde não se vende, Louco não se prende! Quem tá doente é o sistema social”
“Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça: por uma sociedade sem manicômios”
“Eu cuido Não Prendo”
“Pássaros criados em Gaiolas acreditam que voar é uma doença”
“Sou sujeito de direito e não objeto de estudos”
“Loucura é o que pensam de nós”
“Trancar não é tratar”
“Nem todo mundo vê o mundo como você vê”
“Dia 18 de maio dia da Luta Antimanicomial”
Texto sobre a Luta Antimanicomial: https://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2721-18-5-dia-nacional-da-luta-antimanicomial-2
Link permanente
Antes de mais, quero endereçar os meus parabéns pela vossa iniciativa e concomitantemente pelo trabalho que vocês desenvolvem na área da saúde mental.
No sentido de poder dar o meu contributo, gostaria de partilhar com vocês um projeto de saúde mental comunitária que desenvolvi, no âmbito do meu Mestrado em Educação e Intervenção Social-Especialização em Ação Psicossocial em Contextos de Risco.
“Projeto mais de perto:no quotidiano ao lado das pessoas”. Disponível em:http://HDL.handle.net/10400.22/18225
Acredito que é mais de perto que se faz caminho na saúde mental.
Um abraço!
Margarida Araújo