6 Cooperativas de Saúde Mental Brasileiras que você precisa conhecer!

As cooperativas de saúde mental são lugares voltados para a recuperação e a reinserção social de seus frequentadores.

Por meio do trabalho, voluntário ou não, assim como por meio da arte, do artesanato e de outras divisões da produção artística, se concretiza grande parte do apoio prestado por essas instituições.

São espaços multidisciplinares, compostos por pessoas em busca de auxílio psicossocial, profissionais da saúde, voluntários e outros.

Ao longos dos anos, tornaram-se lugares essenciais para a melhora dos quadros psicológicos de seus frequentadores. Buscam a inclusão social, econômica; o desenvolvimento autônomo das pessoas; e o bem estar de suas saúde mentais.

Conheça um pouco mais sobre as cooperativas de saúde mental!

Cooperativa Suricato

“A casa trabalha contextos de liberdade e respeito aos direitos das pessoas em sofrimento mental, em que a necessidade de sua inclusão social é uma premissa do modelo assistencial de saúde mental.

O espaço promove essa inserção por meio do artesanato, móveis, mosaicos e culinária, todos os trabalhos sendo feitos manualmente.

O local tem também um quintal, onde funciona um bar e eventualmente são ministradas oficinas de várias áreas da arte e da cultura, além de apresentações musicais, teatrais e audiovisuais, conversas de roda e lançamentos de livros.”

Local: Belo Horizonte – MG

Facebook

Mais Informações

Cooperativa Arte e Convívio

“Baseada numa rica e variada programação de atividades, a Associação Arte e Convívio (AAC) vem desde a sua fundação em 1995, buscando o reposicionamento de seus associados em relação ao trabalho e, acima de tudo, maior convivência, respeito e consciência política através da participação em diversos Conselhos Municipais (Saúde, Assistência Social e do Deficiente).

A AAC vem quebrando preconceitos ainda muito latentes na sociedade. Promove oficinas de inclusão produtiva, tirando seus participantes da inatividade e dando a essas pessoas uma nova perspectiva de vida, mostrando aos familiares e à sociedade que eles são capazes.

Tem por objetivo incentivar a inclusão de seus participantes no mercado de trabalho formal ou informal; melhorar a assistência e adequar os recursos humanos; oferecer aos participantes a oportunidade de criar espaços de convivência, reflexão e discussões políticas.

Proporcionar condições para que seus participantes tenham qualidade de vida e conquistem sua reabilitação psicossocial.”

Local: Botucatu – SP

Facebook

Mais Informações

Cooperativa Rede de Saúde Mental e Economia Solidária

“A Rede de Saúde Mental e Economia Solidária é um movimento social organizado, que fomenta espaços de tomada de decisões e articulações, respeita a identidade de usuários e trabalhadores, em que todos têm seu espaço.

É composta por serviços de saúde mental, profissionais da saúde, trabalhadores-usuários de serviços de saúde mental e empreendimentos de economia solidária.

Se organiza através de reuniões mensais em formato de assembleia, onde recebe representantes dos empreendimentos econômicos solidários de varias regiões do estado de São Paulo.”

Local: São Paulo – SP

Facebook

Mais Informações

Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

Cooperativa Unifop

“A Unifop é uma cooperativa de saúde mental e reabilitação atuando a 19 anos, nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, assistência social e farmácia.

Com mais de 120 profissionais, é uma cooperativa que busca auxiliar de maneira integral a recuperação e a saúde de seus frequentadores, seja por meio da prevenção ou de atividades realizadas por todos.”

Local: Petrópolis – RJ

Facebook

Mais Informações

Cooperativa Praia Vermelha

“Dentro do Instituto Municipal Philippe Pinel, ao lado do campus da UFRJ, funciona a Cooperativa da Praia Vermelha, formada por pessoas atendidas pela rede de saúde mental do município do Rio de Janeiro.

Sendo uma instituição com quase 20 anos de idade, voltada para a reabilitação psicossocial por meio da produção e comercialização de alimentos, a Cooperativa é um exemplo de sucesso, mesmo com as dificuldades comuns no país. 

Atualmente, a Cooperativa garante sua manutenção, isto é, tem recursos para a compra dos ingredientes para a produção e remunera os cooperados, que se reúnem semanalmente para decidir a produção da semana seguinte e debater itens importantes ao desempenho de todos envolvidos.

Para o trabalho, eles contam com uma cozinha equipada e uma sala de múltipla função: guarda de ingredientes, exposição dos produtos e administração. As dificuldades de infraestrutura e administrativas fazem parte da rotina, mas nada que desanime ou impeça a dedicação dos participantes.

O cardápio oferecido é amplo: pães de castanha e judaico (chala); bolos de castanha, banana, cenoura e laranja; empadas de palmito, frango e queijo; bombons de castanha e cupuaçu; empadões congelados de palmito e frango; e quiche de quinoa e ovos.”

Local: Rio de Janeiro – RJ

Facebook

Mais Informações

Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

Cooperativa Gerarte

O Projeto Gerarte – Cooperativa de Geração de Renda – é uma oficina de produção em que os participantes em fase de estabilidade e readaptação psicossocial têm a chance de desenvolver sua capacidade de produção para que, posteriormente possam trabalhar sozinhos para obtenção de renda.

Parte da verba arrecadada na venda destes produtos é destinada aos próprios pacientes para que eles contribuam na renda familiar.

O projeto oferece aos pacientes dos CAPS oficinas de produção de marcenaria, artesanato, panificadora e costura, sendo cada modalidade direcionada a uma turma.

Todo o material utilizado nas oficinas e a contratação dos oficineiros são subsidiados pela Saúde de Goiânia.

Local: Goiânia – GO

Facebook

Mais Informações


Conhece alguma outra? Deixe a gente saber nos comentários!

Quer ler mais sobre outros temas interessantes da Saúde Mental? A gente deixa o link pra você!

2 Comentários


  1. Boa tarde,
    Parabéns pelo excelente arduo trabalho
    Gostaria de obter mais informaçoes a respeito do trabalho de voces

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *